SENAI de Naviraí MS: denúncias de irregularidades no PRONATEC

In Corrupção
Denúncias de irregularidades, PRONATEC, capacitação

Por meio de um rápido acompanhamento aos principais meios de comunicação do país, os telespectadores podem identificar rapidamente conseguem identificar uma série de inconsistências no cenário político, civil e dentre outras áreas. Uma das mais recentes denúncias de irregularidades é em relação ao PRONATEC.

Embora muitos brasileiros possuam um código de ética próprio para viver, outros ainda insistem em tentar encontrar maneiras para se aproveitar de alguma brecha que o sistema atual oferece ou até mesmo para obter vantagens indevidas em certas situações.

Isso pode ficar mais evidente ao lembrar que um dos maiores esquemas de propinas que já existiu no Brasil, apresentava uma ideia de pensamento parecida com essa, pois tinha como intuito realizar pagamentos a pessoas com bastante influência política para a obtenção de vantagens em diversos projetos.

Graças as denúncias de irregularidades que os órgãos responsáveis pela ordem no país conseguiram entender como funcionava o esquema de propinas desenvolvidas por uma das maiores construtoras do país, a Odebrecht. E isso não é diferente do esquema do PRONATEC em que foi constatado uma série de irregularidades.

Antes de conferir as razões das denúncias de irregularidades, é necessário que se conheça bem o que é o PRONATEC.

PRONATEC

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) é uma ideia desenvolvida pelo Governo Federal no Ano de 2011 com base na Lei 12.513/2011. Com o desenvolvimento do país, a indústria brasileira passou a exigir um pouco mais de seus colaboradores.

Diante desse cenário houve a necessidade de incentivar a capacitação dos estudantes brasileiros para que possam atender aos requisitos mínimos solicitados pelas empresas brasileiras. Logo, pode-se concluir que os principais objetivos do programa é garantir uma expansão, interiorização e democratização da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país.

Por meio do PRONATEC, o governo busca ampliar as opções educacionais para os jovens brasileiros se profissionalizarem com qualidade. Vale destacar que o programa não está restrito a apenas os jovens, ou seja, os trabalhadores também podem participar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

De acordo com o MEC, entre os anos de 2011 e 2014, o programa recebeu mais oito milhões de matrículas que foram distribuídas entre cursos técnicos e qualificação profissional em mais de quatro mil e trezentos municípios. Já em 2015, o PRONATEC recebeu quase um milhão e meio de matrículas.

No entanto, apesar de ser um programa que tem como objetivo ajudar a população, infelizmente existem pessoas mal-intencionadas que tentam tirar proveito das brechas que o sistema oferece. Por meio de denúncias de irregularidades foi constatado um grande erro na formação dos profissionais.

Professor

É de conhecimento de todos que para conseguir desenvolver uma determinada capacitação durante um curso, é necessário que os alunos sejam monitores e orientados por um profissional que tenha formação ou no mínimo prove que domine o assunto em questão. Apesar disso, algumas denúncias de irregularidades no SENAI de Naviraí em Mato Grosso do Sul foram levantadas.

Segundos esses relatados e de acordo com um vídeo liberado sobre a investigação das denúncias de irregularidades, a responsável pelo gerenciamento da instituição se aproveitava de maneira indevida do sistema oferecido para cadastrar os professores responsáveis por cada turma dos cursos profissionalizantes.

O mais curioso dessa situação é que a gerente em questão é formada em um curso relacionado a informática, mas ainda assim ministrava aulas dos mais variados cursos profissionalizantes como, por exemplo, técnico em química e técnico em eletrônico.

Irregularidades

Além disso, é fundamental destacar que mesmo quando estava de licença maternidade, a gerente constava no sistema como se estivesse dando aula e, consequentemente, recebia por algo que não. Vale a pena destacar que não foi identificado apenas um caso, mas sim uma série de denúncias de irregularidades que possibilitaram desvendar o esquema.

No vídeo, o relator ainda destaca que mesmo a gerente estando referenciada como sendo a professora responsável pela turma, se os alunos forem questionados quanto ao reconhecimento da instrutora, afirma com bastante certeza, de que eles não irão reconhece-la, pois ela nunca ministrou tais cursos.

Para participar desse esquema, a gerente precisou que fosse gerado uma identificação de professor. Por ser formada na área de informática, o SENAI liberou um código de professor. Assim, a pessoa que deveria estar gerenciado o estabelecimento para garantir a qualidade dos cursos oferecidos, se aproveitava do seu cargo para obter vantagens desse esquema.

As denúncias de irregularidades ajudaram a evitar um prejuízo ainda maior para a imagem que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego quem tem como objetivo formar bons profissionais. Não há dúvidas de que o impacto causado por esse tipo de comportamento não é apenas em relação a fraude cometida pela gerente, mas também na formação de alunos sem os conhecimentos e treinamentos necessários.

Confira o vídeo a baixo:

You may also read!

Jovair Arantes PTB / GO

Cota parlamentar suspeita de Jovair Arantes PTB/GO

Cota parlamentar suspeita de Jovair Arantes PTB/GO. A cota parlamentar existe para ressarcir parlamentares de alguns gastos realizados no ato de seu mandato.

Read More...
Michel Temer

Áudio de Joesley e Temer não foi editado, conclui perícia da PF

Áudio de Joesley Batista da JBS e Temer não foi editado, conclui perícia da PF

Read More...
Presidente Michel Temer

Investigação da PF conclui que houve corrupção em caso de Temer e Loures

Relatorio parcial da PF entregue ao STF hoje (19) referente à investigação sobre o presidente Michel Temer e seu ex-assessor Rodrigo Rocha Loures conclui que houve a prática de corrupção passiva.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu